Krishna West?

Declaração da Missão Krishna West:


O Krishna West é um Movimento espiritual que serve ao mundo através do ensino e da prática do avançado conhecimento espiritual encontrado em textos antigos, como a Bhagavad-gita e o Srimad- Bhagavatam. Como um dos mais antigos e mais apreciados tratados sobre a filosofia e a prática do yoga, a Bhagavad-gita explica que todos nós somos seres espirituais eternos. Nós sempre existimos e iremos sempre existir. Apenas nosso corpo temporário nasce e morre. Compelidos pelas reações às nossas ações mundanas (karma), vagamos através de muitas vidas até claramente compreendermos nossa identidade eterna como almas e nosso relacionamento amoroso com um Deus infinitamente belo, onisciente e sempre jovem: Krishna. O Krishna West ensina o caminho atemporal e não-sectário de bhakti-yoga – devoção a Deus e a todas as almas. A Bhagavad-gita descreve bhakti-yoga como o estágio mais elevado de yoga espiritual. Denominamos a esse Movimento Krishna West porque fazemos tudo possível para tornar bhakti-yoga fácil, relevante e agradável aos ocidentais, sem de modo algum comprometer, diluir ou diminuir a pureza e o poder de uma gloriosa tradição antiga. Fazemos isso por oferecer o ensino espiritual essencial e a prática em sua totalidade, sem demandar que os estudantes e praticantes abracem uma nova etnia, composta de roupas orientais, culinária, música, etc. não-essenciais. As pessoas no ocidente necessitam e merecem a oportunidade de praticar genuína bhakti-yoga dentro de uma cultura externa que seja confortável e natural para elas. O Krishna West é parte da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, o “Movimento Hare Krishna”, fundada por Srila Prabhupada. Assim, o Krishna West é “um Movimento dentro do Movimento”. Procuramos servir ao mundo ocidental com ativismo espiritual inteligente, apropriado, não-sectário que aborda poderosamente, com sabedoria espiritual, questões de justiça social e econômica, o meio ambiente global e a liberação última. Nossa visão, que cada ser vivo é uma parte eterna de Deus e, portanto, digno de nosso amor, forma a base da nossa abordagem à justiça, ao meio ambiente e à iluminação. Nós calorosamente encorajamos as pessoas interessadas a aprender sobre o Krishna West, a desfrutar de seus recursos espirituais e a nos ajudar a servir a este planeta através de programas abrangentes realizados em uma atmosfera colegial de apoio mútuo.

- Escrito por Dr. Howard J. Resnick, PhD. (Hridayananda Dasa Goswami Acaryadeva)



Nossa sociedade é aberta a todos, sem qualquer discriminação de raça, credo, cor, sexo ou posição, qualquer um pode se juntar a nós e ser treinado em consciência de Krishna. Isso é, evidentemente comprovado, já que temos mais de 100 centros em todo o mundo, incluindo a África.
Nota:
Depois de ler este texto a primeira coisa que me vem à cabeça é: o que Hridayananda e seus colegas  procuram fazer na sociedade de Srila Prabhupada?
É bem sabido que Hridayananda é ainda adorado como acharya(Mestre Santo Representante Puro de Krishna que prega pelo exemplo) por fanáticos cegos da ISKCON Brasil. Porém, a posição de acharya na ISKCON pertence a Srila Prabhupada e ninguém mais pode ocupar seu lugar na sociedade. 
Já todos conhecem no mundo da ISKCON que o doctor Howard Resnik, já há tempos, deixou de seguir  Srila Prabhupada,  se dando ao luxo de adulterar seus ensinamentos com base em suas teorias de seu fértil cérebro mundano, que é uma maquina de produzir especulação mental. 
O Krishna West, como intitulam, é um movimento dentro do movimento de Srila Prabhupada que tem como objetivo distanciar as pessoas de Srila Prabhupada e de sua pureza, para se acercar mais aos ensinamentos adulterados de Hridayananda, que foi originalmente eleito por Srila Prabhupada como um dos 11 ritvik (Sacerdote que faz uma cerimonia), para dar iniciações em nome de Srila Prabhupada. E depois, mais tarde, virou magicamente diksa guru (guru iniciador) obrigando seus próprios irmãos espirituais  a adorá-lo, e iniciando sua pregação no Brasil, onde colocou a semente de suas fantasias e especulações mundanas. 
Agora, se uma pessoa tem algum entendimento espiritual sobre Krishna, poderá ver que o termo "Krishna West" faz parte de uma designação. Porém,  Krishna é sempre Krishna e por ser plenamente espiritual, Krishna nunca pode ser Hindu ou ser ocidental. 
Srila Prabhupada muitas vezes tem dado o exemplo do sol. Embora o sol apareça primeiro no oriente, ninguém pode dizer que o sol é Indiano. Similarmente, Krishna não é Indiano nem ocidental, Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. 
Portanto, a tentativa de um movimento chamado "Krishna west" dentro da ISKCON é um movimento que dilui mais o movimento Hare Krishna, criando mais facções e separações entre seus membros. Em outras palavras, é uma farsa para satisfazer o conceito de vida corpórea de Hridayananda e dos seus seguidores com diferentes costumes degradados, que diferem dos indianos. 
Ao colocar Krishna West, simplesmente o doctor Howard Resnik está dando uma designação para Krishna que se limita às tradições e aspectos culturais de alguma região, mas que não tem nenhum conteúdo substancial com os valores espirituais da Consciência de Krishna. 
Por fortuna, a Consciência de Krishna apresentada por Srila Prabhupada, em sua forma pura, nunca viola as tradições e costumes de qualquer país ou continente. Srila Prabhupada muitas vezes tem afirmado que nenhuma causa material pode interromper o avanço de uma pessoa para Krishna. Discutir regras e tradições é uma perda de tempo, melhor cantar Hare Krishna e se dedicar a ver que se pode aprender dos ensinamentos puros de Srila Ṕrabhupada, ao em vez de perder tempo com movimentos mundanos. 
Neste contexto Srila Prabhupada ensina:
"if you want to make your life successful, then you must keep the tradition of brahmana-vaisnava. […] Our only tradition is how to satisfy Visnu. […] They must be very alert, very careful, how to keep Lord Visnu or Krsna satisfied. That is our only business." (Srila Prabhupada Lecture, July 30th, 1973)
"Se você quiser fazer sua vida bem sucedida, então você deve manter a tradição de brahmana-vaisnava. [...] Nossa única tradição é como satisfazer Visnu. [...] Eles devem estar muito alertas, muito atentos, como manter o Senhor Vishnu ou Krsna satisfeito. Esse é o nosso único negócio. "
(Palestra Srila Prabhupada, 30 de julho de 1973
Hridyananda e seus seguidores estão mudando o conceito de satisfazer a Krishna pela ideia de satisfazer o mundo ocidental e suas demandas. Esta é uma ideia  bem diferente da mensagem de Srila Prabhupada. 
Portanto, aqui neste contexto encontramos uma grande diferença entre as ideias do Doctor Howard Resnick e o propósito original e puro de Srila Prabhupada ao fundar sua Sociedade para a Consciência de Krishna.
Como mencionamos no inicio desta nota, Krishna é sempre Krishna, sem nenhum tipo de designação material. Sobre este assunto, os seguintes ensinamentos de Srila Prabhupada o deixam bem claro. 
"[...] assim como eles descrevem no dicionario que Krishna, um Deus Hindu- isto é sem sentido. Krishna é para todos. Krishna nunca diz que "Eu sou um deus Hindu." Porém esses malandros dizem Krishna é deus Hindu." (Srila Prabhupada leitura, 29/7/1971)
 
"'Krishna é um dos deuses Hindu.' Porém este não é o fato. Krishna é Deus. Deus é Deus. Deus não pode ser Deus Hindu, não pode ser Deus Muçulmano, não pode ser Deus Cristão. Deus é Deus" (Srila Prabhupada leitura, 2/2/1975)  
"Quer na comunidade Hindu, ou na comunidade Muçulmana, ouro é ouro. Porque o ouro existe em alguma comunidade Hindu , ninguém diz "ouro Hindu. "Alguém diz, isto é "ouro Hindu ou " isto é ouro Cristão"? Não. Ouro é ouro. Similarmente, Deus é um. Não existe "Deus Hindu"ou "Deus Muçulmano" ou "Deus Cristão" Isto é um engano. "Nós acreditamos em Deus desta maneira...," isto é sem sentido. Não. Deus é um [...]." (Srila Prabhupada leitura, 26/6/1975
Portanto, Krishna é sempre Krishna. Krishna não pode ser West, Hindu, ocidental ou Brasileiro como pensam nossos amigos do "Krishna West." 
Por Kalki dasa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado